sábado, 4 de abril de 2009

Por que feliz?


Sabe, as vezes me parece que as pessoas tem uma necessidade absurda de controlar a felicidade. A própria e a do outro. Parece que você tem que ser feliz 24h por dia, 7 dias por semana. E se você não está feliz, você não deve sair por ai dizendo isso. Finja que está feliz, ao menos. Não contagie os outros com sua infelicidade. Viva a vida como um comercial de margarina.
Por que isso? É claro que é bom estar feliz; mas não 24h por dia, 7 dias por semana. As vezes, é bom ficar triste, ouvir aquela musica deprê no volume maximo enquanto come feito um porco, debaixo do edredon velho e manchado. É bom ficar triste, e ligar para o (a) melhor amigo(a), e ficar horas falando da tristeza e de todas as suas implicações. Quando ficamos tristes, percebemos para que servem os amigos.
Não estou fazendo uma apologia a tristeza. Não é isso. Mas eu estou dizendo que essa felicidade falsa, plástica, não serve para nada. Isso até deprime mais, toda essa hipocrisia de comercial de margarina e pasta de dentes, com pessoas sorrindo tomando seu café da manhã, como se depois desse café da manhã eles não fossem lavar a louça e discutir, como pessoas reais!
Cansei dessa felicidade falsa. A vida não é perfeita. Somos pessoas reais, com defeitos, qualidades e tristezas. É bom ficar triste.
Digo isso porque, sempre que uma pessoa próxima de nós está triste, nós automaticamente tentamos mostrar a ela que a vida é perfeita, não tem porque se deprimir... Não é disso que a pessoa precisa. Ela só precisa de um amigo para ficar horas no telefone, conversando, reclamando, enquanto come chocolate feito um porco, embaixo de um edredon velho e manchado. Ninguém precisa de amostras grátis de arco-iris, borboletas e dentes perfeitos. deixem-a curtir a tristeza. Passa. Aí a gente conversa.

Nenhum comentário: